15 de junho de 2012

Lindo e gostoso, e é de comer!


Ovo, o salvador de muita refeição! Ovo foi uma das primeiras palavras que aprendi a escrever e não é só porque é uma palavrinha pequena. Quando eu era pequena sempre tinha ovo em casa, omelete, sufles, ovo cozido, gemada, opções de comida com ovo nunca faltaram. 
Me lembro até hoje do meu avô fazendo gemada pra gente. A minha avó faz um omelete bem fofinho que um dia desses eu vou ensinar vocês por aqui. Minha mãe também fazia um sufle de cenoura muito gostoso, ôh mãe, por que tu não faz mais sufle de cenoura? Era tão bom!

Depois que eu descobri o maravilhoso mundo dos programas de culinária na tv, conhecer receitas diferentes ficou muito mais fácil. 
Até pouco tempo atrás (uns dez ou doze anos) os livros de receitas que as livrarias vendiam eram muito restritos, ou muito caros ou muito iguais. Hoje a coisa é diferente, então você pode conhecer um pouco de cada cultura em uma tarde na livraria (por favor, compre um livro, não ache que livraria é biblioteca!).

Essa receita de hoje é um misto de frittata com tortilla, na verdade as duas são muito semelhantes, levam ovos batidos, azeite e outros ingredientes. Os chineses e os japoneses também tem omeletes como este, mas os deles ou são feitos em uma wok, ou assados em uma bandeja retangular. Quando se fala em omelete se lembra dos franceses né? Mas cada cultura tem uma maneira de preparar ovos assim, então dá pra inventar um monte de coisa diferente.

Vamos aos ingredientes! Tablet na mão? Caneta e papel? E viu, antes de dizer: "aiii mas é muita coisa, deve ser difícil". Não é não, e a ideia é colocar o que se gosta, então se não gostar de um ingrediente, tira fora da receita!
O que você vai precisar
- 6 ovos
- 100 gramas de queijo minas
- 6 tomatinhos (cereja, perinha, uvinha)
- 1 pimentão verde pequeno
- 1 pimenta vermelha
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- 6 batatas pequenas
- 12 folhas de espinafre
- azeite de oliva (bastante azeite em pessoal)

- sal

- pimenta preta
- 1 frigideira antiaderente
- 1 panela pequena com tampa
- 1 tábua de corte
- 1 faca afiada
- 1 bowl médio
- 1 ralador
- pratinhos para deixar os ingredientes cortadinhos e ir usando enquanto cozinha
- uma forma bem bonita pra levar ao forno
- fogão!


Como preparar
Na tábua de corte, corte as batatas já descascadas em fatias finas. Coloque as batatas cortadas em fatias finas na panela pequena com água e sal, a dica é que quando a água da panela começa a ferver, deixar cozinhar por uns cinco minutos, depois é só escorrer as batatas e colocar azeite para não grudarem e reservar.
Corte a cebola em fatias finas e reserve. Corte os dentes de alho em pedaços grandes e reserve.
Corte o pimentão em fatias e depois corte as fatias em pedaços grandes, reserve.
Corte os tomatinhos em fatias e reserve. (não se desespere, é fácil de cortar, é só ter paciencia que tudo da certo!)
Se você gosta de pimenta, corte a pimenta em fatias e reserve, se não gosta, tira a pimenta fora da receita!
Rale o pedaço de queijo minas no ralador fino e reserve.

Ligue o forno e deixe pré-aquecendo em 200 graus.


Agora que já está tudo cortadinho e separadinho, frigideira antiaderente no fogo, adicione azeite e frite o alho até começar a vir aquele cheirinho gostoso, adicione o pimentão e de apenas um susto, isso mesmo, só pra passar pelo calorzinho mesmo. Retire os pimentões e o alho e reserve. Agora no mesmo azeite da frigideira coloque as cebolas e baixe o fogo, agora tem que ficar de olho, elas vão ficar levemente douradas, daí é só acrescentar a pimenta e o espinafre e desligar o fogo.

Agora bata os ovos ligeiramente no bowl, pras claras e as gemas se misturarem, sal e pimenta preta.
Na forma que vai para o forno, coloque o suficiente da mistura de ovos para cobrir o fundo, por cima vá dispondo as fatias de batatas, ponha mais um pouco da mistura de ovos, e agora coloque as cebolas, os pimentões e o espinafre, finalize com mais uma camada de batatas e com as fatias de tomatinho por cima. Coloque o restante da mistura de ovos, salpique o queijo minas ralado por cima e está pronto pra ir pro forno!

Fica no forno de 15 a 20 minutos, ou até ficar douradinho e firme como nas fotos.

Sirva com pão, sozinho ou com uma saladinha com folhas verdes. Para beber pode ser um chá gelado!

Bom Apetite!

Fotos do Carlo <3!

3 comentários:

  1. HUmmmmm parece delicioso !! vou tentar :)) obrigadinha!

    ResponderExcluir
  2. Adoro fazer "invenções" com ovos! Quando voltar para casa vou testar esta sua receita.

    ResponderExcluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!